Facebook Google Plus Twitter

Você está em: Home Notícias

COTAS

UFMS implanta reserva de vagas

No próximo processo seletivo, que será realizado por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU) do Ministério da Educação (MEC), a Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) irá reservar vagas para estudantes de escolas públicas, com renda familiar de até 1,5 salários mínimos e pretos, pardos e índios. A reserva de vagas foi instituída nacionalmente pela Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012.

De acordo com a Lei, 50% das vagas das instituições federais de ensino superior vinculadas ao MEC devem ser reservadas para estudantes que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas. Destas, 50% deverão ser reservadas aos estudantes de famílias com renda igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (um salário-mínimo e meio) per capita.

As vagas reservadas devem ser preenchidas ainda, por curso e turno, por autodeclarados pretos, pardos e indígenas, em proporção no mínimo igual à de pretos, pardos e indígenas na população da unidade da Federação onde está instalada a instituição, segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Conforme prevê a Lei as instituições devem implementar, no mínimo, 25% (vinte e cinco por cento) da reserva de vagas prevista, a cada ano, e terão o prazo máximo de 4 (quatro) anos, a partir da data de sua publicação, para o cumprimento integral do disposto na Lei.

Processo Seletivo da UFMS

A UFMS irá reservar  12,5% das vagas em cada curso para alunos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas, conforme previsto na Lei 12711/2012, no processo seletivo Verao-2013, pelo Sistema de Seleção Unificada - Sisu e demais processos seletivos de ingresso inicial.

As orientações sobre a forma de concorrer às vagas reservadas estarão disponíveis no sistema de inscrição do Sisu. No ato da matrícula os alunos classificados para as vagas reservadas deverão apresentar os documentos comprobatórios das condições de: egresso de escola pública (para todos os que concorreram às vagas reservadas), renda familiar igual ou inferior a 1,5 salário-mínimo (para aqueles que desejarem concorrer a estas vagas) e autodeclaração de preto, pardo ou índio.

A UFMS fará uma avaliação deste primeiro processo seletivo com reserva de vagas para então definir os percentuais futuros, para a implantação gradual da reserva prevista na Lei.

fonte: www.ufms.br

Acadêmico