Notícias

Uso de laptop no colo e suas consequências para a saúde

Por Milena Marchini Rodrigues, com orientação de Nayara Wiziak *
Imagem por Elvart Barnes, disponível aqui

Embora o nome traga a ideia que o laptop possa ser usado apoiado no colo (a tradução de lap é a região da perna conhecida como colo, e top significa sobre, dando a ideia de um computador portátil), seu uso apoiado no colo faz mal para a sua saúde e para o seu computador.

Com a popularização da informática e o hábito – muito confortável – das pessoas apoiarem o laptop no colo, uma doença que era comum a trabalhadores expostos ao calor, como padeiros e ferreiros, começou a aparecer nessa população. A causa é a radiação infravermelha emitida pela máquina, que não é suficiente para causar queimaduras, mas que silenciosamente vai danificando a pele e quando vemos, já está instalada a doença.

O eritema Ab Igne ou calórico são manchas avermelhadas ou violáceas com aspecto rendilhado, geralmente assintomáticas, mas que podem ser acompanhadas de coceira e ardência.  Como conseqüências do eritema Ab Igne já foram observados bolhas, atrofia, hiperpigmentação residual (manchas acastanhadas) e até câncer de pele.

E os perigos não param por aí! Estudos norteamericanos mostram que o uso excessivo do laptop no colo de um homem pode diminuir a quantidade de espermatozoides e assim comprometer a fertilidade masculina. Com o computador sobre o colo, em apenas dez minutos, a temperatura dos órgãos reprodutivos masculinos superaquece rapidamente, chegando a aumentar até 2,5°C, sem que os homens percebam.

Até mesmo para o seu computador há problemas! O notebook foi feito para ficar apoiado em superfície plana, pois existem entradas de ar por onde ocorre ventilação, resfriando as peças internas. Com o notebook apoiado no colo, ou em travesseiros e almofadas, essas entradas de ar ficam fechadas, podendo danificar as peças.

Novos hábitos aparecem com a tecnologia e precisamos ficar atentos aos danos que podem causar à saúde. Aqui fica o recado dos redatores da FAMED: usem o notebook apoiado em uma superfície plana. O preço da comodidade fica muito alto se pagarmos com a Síndrome da Pele Tostada ou, no caso dos homens, com a infertilidade.

Referências

Giraldi Susana, Diettrich Fábio, Abbage Kerstin T, Carvalho Vânia de O, Marinoni Leide P. Eritema Ab Igne em adolescente induzido por computador laptop. An. Bras. Dermatol. 2011 

Weber Magda Blessmann, Ponzio Humberto Antonio, Costa Francine Batista, Camini Leandra. Eritema ab igne: relato de um caso. An. Bras. Dermatol.  [serial on the Internet]. 2005  Apr [cited  2014  May  24] ;  80( 2 ): 187-188. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0365-05962005000200010&lng=en.  http://dx.doi.org/10.1590/S0365-05962005000200010.

http://www.dracena.unesp.br/Home/EducacaoTutorial/informativo-agosto-p-2.pdf

http://gizmodo.uol.com.br/o-que-e-sindrome-da-pele-tostada/

 

* Milena Marchini Rodrigues é acadêmica do curso de medicina da FAMED, participante do projeto CERES. Nayara Wiziak é médica dermatologista, professora da FAMED.

 



< Voltar